O Juízo Moral Na Criança
Autor: Jean Piaget:
- Obra pioneira de um dos maiores pensadores do século.
Técnicas de Diagnóstico Psicopedagógico
Autor: Leila Sara José Chamat:
- Sugestões para investigação e avaliação das aplicações.
A Inteligência Aprisionada
Autor: Alicia Fernández:
Abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família
- Descreve dinâmica dos aspectos institucionais, familiares e subjetivos que permeiam o processo terapêutico eficaz dos problemas de aprendizagem mediante exemplos concretos e instigantes.
Kaspar Hauser ou A Fabricaçao da Realidade
Autor: Izidoro Blikstein:
- O que é a realidade? Como percebemos a realidade? De que modo e até que ponto a linguagem nos permite conhecer o real?
Revista Mente e Cérebro
- O jogo das emoções N. 195
- A mente do bebê: o fascinante processo de formação do cérebro e da personalidade.
A Língua de Eulália
Autor: Marcos Bagno
-Tudo o que está neste livro surpreende a muita gente que só via na língua portuguesa uma forma de falar, ou seja, a forma português padrão, forma acadêmica.
Vemos que todos os erros de português nele mostrado sempre foram visto com preconceito.
O que fica claro nesse livro é que não existe um jeito certo ou errado de falar, mas sim heranças lingüísticas vindas de outros países e certas línguas, já consideradas mortas como o Latim.
No Brasil quem não fala o português acadêmico é considerado sem cultura. Mas felizmente alguns escritores estudiosos de línguas, estão lutando para libertar o povo desses preconceitos lingüísticos, e vamos querer acreditar que o ensino da língua portuguesa, num futuro bem próximo, seja dado de uma forma que respeite o Brasil como um todo, levando-se em consideração o falar de cada estado, cada região, cada aldeia...
Alfabetização em Processo
Autor: Emilia Ferreiro
-Emilia Ferreiro aprofunda um aspecto importante no processo de construção da leitura e escrita: problema cognitivo envolvido no estabelecimento da relação entre o todo e as partes que o constituem. A autora nos mostra que a criança elabora uma série de hipóteses elaboradas através da construção de princípios organizadores, resultados não só de vivências externas, mas também por um processo interno. Mostra também como a criança assimila seletivamente as informações disponíveis e como interpreta textos escritos antes de compreender a relação entre as letras e os sons da língua.
Reflexões sobre Alfabetização
Autor: Emilia Ferreiro
-O processo de alfabetização nada tem de mecânico, do ponto de vista da criança que aprende. A criança constrói seu sistema interpretativo, pensa, raciocina e inventa buscando compreender esse objeto social complexo que é a escrita.
Psicopedagogia dos Fantoches - Jogo de Imaginar, Construir e Narrar
Autor: Dilaina Paula dos Santos
Editora: Vetor
-Baseado na tese de mestrado da autora, ela compartilha conosco esta paixão e nos convida a refletir sobre o processo de produção de narrativas em crianças, por meio do trabalho criativo com fantoches.
Hiperatividade: conhecendo sua realidade
Autores: Adriana de Andrade Gaião e Barbosa, Genário Alves Barbosa e Georgianne Galvão Amorim
Editora: Casa do Psicólogo
-Um dos temas mais estudados atualmente no campo da saúde mental infantil é a hiperatividade. Este livro procura abordar a hiperatividade e ser mais uma contribuição para compreender esse transtorno que merece especial atenção por parte dos profissionais da saúde, educadores e dos próprios pais. A partir do conhecimento e da identificação de tais sintomas nas crianças, os profissionais poderão melhor intervir junto à família e à criança.
O Atelier Psicopedagógico: Pensamento Criativo no Jogo Psicopedagógico
Autor: Susi Rodrigues de Sá
Editora: Premier
-A obra relata a proposta do Atelier Psicopedagógico em sala de aula com alunos com necessidades educativas especiais, no atendimento clínico em consultório psicopedagógico e na formação de professores.
Sugestões de:
Sidilene Alves De Lima
Graduada em Letras pela UNISA
Pós-Graduada em Psicopedagogia pela PUC-SP
Psicanalise e Linguagem uma outra Psicopatologia pela PUC-SP
Especialização Capacitação em Dislexia e TDAH. Pela Faculdade de Medicina do ABC. (Cursando)
Especialização em Psicossomática. Pelo Instituto Sedes Sapientie. (Cursando)
Este Blog é para divulgar o trabalho realizado pela Professora Ingrid e seus alunos, além de manter os amigos e simpatizantes informados sobre as suas atividades pessoais, pedagógicas, profissionais. Espero que todos tirem bom proveito e deixem suas sugestões, críticas, opiniões. Um abraço!
Professora Ingrid 2010
Seja Bem-vindo ao meu Blog! Visite-me muitas vezes durante este ano, isso me fará muito feliz!
Quem sou eu
- Professora Ingrid Costa
- Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
- Magistério com habilitação em Séries Iniciais e Pré-escola (SP), Pedagogia e Psicologia da Educação (FURG), Pós-graduanda em Psicopedagogia, Mestra em Educação Ambiental com abordagem na Cultura Afro-brasileira e Artes (FURG) e ex-graduanda do Curso de Letras- Português (FURG). Estudei piano e teoria musical na Conservatório de Música do Rio de janeiro e Rio Grande. Aprendi instrumento de sopro/metal e flauta doce. Funcionária Pública Estadual e Municipal com experiência em Gestão Escolar, Supervisão Escolar, Docência, Educação Especial e EJA. Experiência no setor privado como Bancária e Secretária. Realização de projetos, como: Coral de adultos e infanto Juvenil; confecção de artesanato em geral;Coordenadora de acampamentos para crianças e jovens, adultos e idosos; recreação para crianças, jovens, adultos e idosos; música; dança;projetos sociais; palestras com diversos temas apresentados em vários Estados Brasileiros, América Latina e na Europa/Alemanha;Apresentadora de Programa de Rádio.Assessora Pedagógica das Relações Étnico-Raciais SMED/Rio Grande-RS.
Pesquisar este blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário