Professora Ingrid 2010

Seja Bem-vindo ao meu Blog! Visite-me muitas vezes durante este ano, isso me fará muito feliz!

Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Magistério com habilitação em Séries Iniciais e Pré-escola (SP), Pedagogia e Psicologia da Educação (FURG), Pós-graduanda em Psicopedagogia, Mestra em Educação Ambiental com abordagem na Cultura Afro-brasileira e Artes (FURG) e ex-graduanda do Curso de Letras- Português (FURG). Estudei piano e teoria musical na Conservatório de Música do Rio de janeiro e Rio Grande. Aprendi instrumento de sopro/metal e flauta doce. Funcionária Pública Estadual e Municipal com experiência em Gestão Escolar, Supervisão Escolar, Docência, Educação Especial e EJA. Experiência no setor privado como Bancária e Secretária. Realização de projetos, como: Coral de adultos e infanto Juvenil; confecção de artesanato em geral;Coordenadora de acampamentos para crianças e jovens, adultos e idosos; recreação para crianças, jovens, adultos e idosos; música; dança;projetos sociais; palestras com diversos temas apresentados em vários Estados Brasileiros, América Latina e na Europa/Alemanha;Apresentadora de Programa de Rádio.Assessora Pedagógica das Relações Étnico-Raciais SMED/Rio Grande-RS.

Pesquisar este blog

domingo, 21 de março de 2010

Medo, fobia e ansiedade

Medo, Fobia e Ansiedade

Lidar com o medo é mais complicado do que parece. Por exemplo, há crianças que esmagam um inseto e fantasiam que os amigos do animal virão à sua procura para se vingar. Tal receio talvez oculte outros, como o da própria agressividade, já que, de forma projetiva, as crianças costumam atribuir os próprios sentimentos aos outros e também a objetos inanimados. Compreende-se, assim, que surjam os sonhos com animais violentos e monstros horríveis.

Vários medos se manifestam até os doze anos; assim como certas regressões se explicam pela instabilidade que marca toda a fase evolutiva. Diferente do adulto, a criança está em transformação. A pessoa autoconfiante reage ao perigo acionando seus recursos internos, a criança ainda depende dos outros e pode se sentir emocional e fisicamente paralisada em situações ameaçadoras.


Quando esses medos não são superados, eles podem evoluir para quadros fóbicos ou se configurar como ansiedade patológica, e costumam conter angustias mais profundas: medo da solidão, temor da morte, receio de perder o controle de si ou da realidade.

A fobia é um medo persistente, intenso e de difícil controle, deflagrado por experiências traumáticas.
Por trás dos estados de ansiedade há, muitas vezes, tormentos inconscientes que amplificam os medos normais e levam à perda do controle.

Texto de: Sidilene Lima

Nenhum comentário: