Professora Ingrid 2010

Seja Bem-vindo ao meu Blog! Visite-me muitas vezes durante este ano, isso me fará muito feliz!

Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Magistério com habilitação em Séries Iniciais e Pré-escola (SP), Pedagogia e Psicologia da Educação (FURG), Pós-graduanda em Psicopedagogia, Mestra em Educação Ambiental com abordagem na Cultura Afro-brasileira e Artes (FURG) e ex-graduanda do Curso de Letras- Português (FURG). Estudei piano e teoria musical na Conservatório de Música do Rio de janeiro e Rio Grande. Aprendi instrumento de sopro/metal e flauta doce. Funcionária Pública Estadual e Municipal com experiência em Gestão Escolar, Supervisão Escolar, Docência, Educação Especial e EJA. Experiência no setor privado como Bancária e Secretária. Realização de projetos, como: Coral de adultos e infanto Juvenil; confecção de artesanato em geral;Coordenadora de acampamentos para crianças e jovens, adultos e idosos; recreação para crianças, jovens, adultos e idosos; música; dança;projetos sociais; palestras com diversos temas apresentados em vários Estados Brasileiros, América Latina e na Europa/Alemanha;Apresentadora de Programa de Rádio.Assessora Pedagógica das Relações Étnico-Raciais SMED/Rio Grande-RS.

Pesquisar este blog

domingo, 25 de julho de 2010

Eu tenho Edema de Reinke!

Sabe-se lá o por quê?! Nem imagino! Mas desenvolvi essa doença que comumente afeta fumantes e nunca fui fumante (a não ser passiva, né?).

O que mais me deixou abalada ao saber é que deveria me afastar da sala de aula e que não poderia mais cantar. Depois de tudo que havia passado, enfrentando o parkinsonismo, a endometriose, agora... mais essa! Perder a voz!

Estava retornando ao trabalho, recuperando minha vida profissional e social depois de superar algumas limitações com o parkinsonismo.

Não poderia mais retornar à sala de aula porque essa doença requer repouso da voz.

Quanto ao canto... Uma das minhas paixões... Quanto tempo trabalhei formando corais, levando a iniciação musical à crianças, jovens e adultos... Este sonho... Deveria ser enterrado... então?!.

Mas...

Eu não desisto nunca!

Não posso mais cantar? Há de existir outras maneiras...

Então, comecei a aprender percussão com meu esposo (que é um pandeirista de mão cheia!), voltei a treinar flauta-doce e assim repasso o que aprendo com os que queiram, com os que me cercam. Embora meu fôlego não seja muito bom e o cansaço se apodera de mim ao tocar, devido ao esforço que necessito fazer, não deixo-me abater, fico tão feliz por conseguir de algum modo celebrar a vida, louvar a Deus por esse dom que ele me deu. Nunca mais consegui cantar, mas uso minhas mãos para revelar a alegria que tenho de viver e por reconquistar meus sonhos, realizar meus desejos, enfrentar os obstáculos.

Sempre busquei me aperfeiçoar e aprender coisas novas, desafiadoras para mim. Estudei música na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro/RJ, Brasília/DF e Rio Grande/RS - Aprendi um pouco de piano, instrumento de sopro, flauta, canto, violão. Com as limitações que adquiri, perdi minhas habilidades artísticas, tendo que voltar a estudar por conta própria. Não sou uma profissional, de jeito nenhum! Mas o que(re) aprendi foi importante para compartilhar com os que me rodeiam e isso devo aos meus pais que sempre acreditaram eu meu potencial e investiram em minha educação.

 Hoje, com todas estas dificuldades de saúde que a vida apresentou a mim, reconheço que é muito difícil recomeçar ou ver um novo horizonte, mas minha mensagem é que nunca, nunca desistam dos seus sonhos, porque sempre há uma forma de se realizar algo que ajude a si mesmo e principalmente a outros.

Uso a literatura, a música, enfim, a arte, como uma terapia ocupacional para mim mesma e procuro compartilhar com os que queiram.

Eu acredito que os sonhos podem se tornar realidade, mas é preciso atitude, disciplina, exercício e acreditar que é possível.

A minha fé está baseada na fonte bíblica em que diz "Tudo posso naquele que me fortalece." (Filipenses 4:13.

Aprendi também com a minha mãe, se você não tem um membro, use outro, mas louve sempre ao Senhor!
(Minha mãe era amputada de uma de suas pernas).

Acidentes/Doenças/Professor/Voz

Nenhum comentário: