Professora Ingrid 2010

Seja Bem-vindo ao meu Blog! Visite-me muitas vezes durante este ano, isso me fará muito feliz!

Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Magistério com habilitação em Séries Iniciais e Pré-escola (SP), Pedagogia e Psicologia da Educação (FURG), Pós-graduanda em Psicopedagogia, Mestra em Educação Ambiental com abordagem na Cultura Afro-brasileira e Artes (FURG) e ex-graduanda do Curso de Letras- Português (FURG). Estudei piano e teoria musical na Conservatório de Música do Rio de janeiro e Rio Grande. Aprendi instrumento de sopro/metal e flauta doce. Funcionária Pública Estadual e Municipal com experiência em Gestão Escolar, Supervisão Escolar, Docência, Educação Especial e EJA. Experiência no setor privado como Bancária e Secretária. Realização de projetos, como: Coral de adultos e infanto Juvenil; confecção de artesanato em geral;Coordenadora de acampamentos para crianças e jovens, adultos e idosos; recreação para crianças, jovens, adultos e idosos; música; dança;projetos sociais; palestras com diversos temas apresentados em vários Estados Brasileiros, América Latina e na Europa/Alemanha;Apresentadora de Programa de Rádio.Assessora Pedagógica das Relações Étnico-Raciais SMED/Rio Grande-RS.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A alegria faz parte do bem viver...


Procuro de todas as formas que posso e conheço incentivar meu aluno a sentir o prazer de viver. Sem motivar-se para qualquer coisa que queira fazer, sem sonhar, sem entusiasma-se, nada faz sentido ou tem graça.
Elogio o tempo todo o que é bem feito, o que melhorou, o que pode ser melhorado. É claro que junto com o elegio, vem a crítica, apresento limites, disciplina para que meus alunos possam crescer em todos os aspectos da vida ouvindo sim e não; está bom, está ruim; agiu bem, agiu mal... Aproximo-me ao máximo que posso da família para que possamos juntos plantar as sementes e colher os frutos de boa qualidade no futuro, sem perder o profissionalismo.
A experiência docente para mim é uma das minhas maiores alegrias e tenho certeza que os que convivem comigo percebem isso, acho até que contagio alguns. Insisto em dizer que não é o salário e nem mesmo as poucas condições de trabalho que me alegram ou me entristecem para exercer a minha profissão. Busco formas para que eu tenha sempre a alegria de ir e voltar no dia seguinte para o meu trabalho e isso é a minha alegria de bem viver.
Seria muito bom ter salário melhor, valorização da categoria, reconhecimento do empenho do professor, mas se eu me fixar nisso, não dará para ter alegria, não farei o meu melhor, por isso... Sigo em frente... Afinal... Foi a profissão que escolhi e não estou arrependida ainda!!!!!!!!
Espero que consiga passar essa lição para os meus, tantos alunos, quantos colegas coordenados por mim. Procuro viver assim, com alegria em tudo que faço, e quando meu sorriso sai, sai fácil, fácil... por isso digo e desafio meus alunos: SONHEM! ALEGREM-SE! ENTUSIASMEM-SE! MOTIVEM-SE!

Isso é um exercício, exige persistência. É o que faço.

Um abraço...

Um comentário:

Nelza Jaqueline disse...

parabéns professora!